PUBLICAÇÕES

Aparelho ortodôntico: tudo que você precisa saber

O uso do aparelho ortodôntico é indicado para a correção e prevenção de inúmeras disfunções na arcada dentária.

 

Por isso, se você tem algum desses problemas: dificuldade de encaixe entre os dentes superiores e inferiores quando fica com a boca fechada, dentes tortos ou dores no maxilar, possivelmente irá precisar colocar aparelho nos dentes.

Portanto, se você conseguiu detectar algum desses problemas, está na hora de procurar por um ortodontista e começar a cuidar do seu sorriso.

Confira!

Quais os problemas o paciente pode enfrentar se não fizer uso do aparelho ortodôntico recomendado pelo dentista?

Algumas pessoas ainda possuem dificuldade de entender que a indicação do aparelho ortodôntico não tem apenas objetivos estéticos.

Por esse motivo, acabam achando que colocar aparelho nos dentes, é algo supérfluo, porém, ao negligenciar a recomendação do profissional o paciente corre o risco de adquirir algum dos problemas a seguir:

  • Sorriso desalinhado e demais problemas estéticos;
  • Surgimento de cáries e outras doenças bucais, devido a dificuldade de utilização do fio dental;
  • Dores recorrentes no maxilar;
  • Dificuldades na mastigação.

Cuidados com o aparelho ortodôntico: Como o paciente pode contribuir para o sucesso do tratamento?

Certamente, o uso do aparelho ortodôntico requer alguns cuidados, que se forem seguidos corretamente, vão contribuir para a eficiência do tratamento.

Principalmente devido a facilidade de acúmulo de placa, causado por restos de alimentos, que não foram tirados devidamente com a escovação e o uso do fio dental.

Por isso, é tão comum que após a retirada do aparelho nos dentes, o paciente tenha que passar pelo processo de retirada de cáries.

Para evitar esses tipos de problemas, é essencial que a pessoa adote as seguintes medidas:

Aparelho ortodôntico e a alimentação

Um dos principais aspectos a serem considerados durante o período de uso do aparelho ortodôntico, diz respeito aos cuidados com a alimentação.

O primeiro passo é evitar os alimentos mais duros, como:

  • Castanhas;
  • Azeitonas;
  • Pipocas;
  • Cenouras cruas;
  • Torresmos;
  • Chicletes e balas, principalmente do tipo caramelo;
  • Espigas de milho, dentre outros.

Essa orientação deve ser seguida corretamente para evitar possíveis danos, como amassar o fio ou quebrar os braquetes do aparelho nos dentes.

Escovação dos dentes

Não há como negar que o uso de aparelho nos dentes dificulta bastante a escovação, devido a quantidade de acessórios na boca, como fio, braquetes e bandas.

Justamente por esse motivo, os cuidados com a escovação devem ser redobrados, para que assim a saúde dos dentes e gengiva sejam preservadas.

Assim sendo, para evitar o acúmulo de placa, assim como outras doenças bucais durante o tempo que permanecer com o aparelho ortodôntico, é preciso adotar os
seguintes hábitos:

  • A duração média da escovação dos dentes após as refeições é de 5 minutos;
  • A realização de bochechos antes de escovar os dentes facilita o deslocamento dos restos alimentares que por ventura tenha ficado grudados no aparelho ortodôntico;
  • Utilizar a escova em um ângulo de 45º;
  • Fazer uso do fio dental após cada refeição;
  • Dar preferência para a escova interdental, assim como o passa fio, que irão auxiliar uma higienização mais eficaz do aparelho nos dentes.

Principais tipos de aparelho ortodôntico

Os avanços da tecnologia permitiram o surgimento de diversos tipos de aparelho ortodôntico, dentre os quais podemos citar:

Invisalign

A confecção desse modelo de aparelho ortodôntico é baseada na moldagem individual do paciente.

Pertencente à categoria dos alinhadores, o Invisalign possibilita o reposicionamento gradual dos dentes.

O seu uso correto deve acontecer da seguinte maneira: a permanência desse aparelho nos dentes, deve ser durante 22 horas.

Sua retirada deve acontecer apenas durante os momentos em que for alimentar e escovar os dentes.

Tanto as visitas ao dentista, como a troca dos alinhadores, deve acontecer entre 4 e 6 semanas.

O grande diferencial desse modelo de aparelho ortodôntico, é que ele é praticamente invisível, portanto, muito discreto.

Aparelho ortodôntico autoligado

Ao dispensar as borrachinhas, esse tipo de aparelho ortodôntico proporciona algumas vantagens:

  • Deixa o processo mais leve;
  • Maior facilidade na higienização, evitando o mau hálito;
  • Diminui a sensação de dor;
  • Permite que o tratamento seja mais ágil.

Damon System

Além de utilizar o que há de mais moderno e atual, o modelo de aparelho ortodôntico Damon System, oferece alta qualidade e resultados comprovados. Para se ter uma ideia, o desenvolvimento das ligas utilizadas neste aparelho nos dentes, ficou a cargo da NASA.

Vale ressaltar ainda as principais vantagens agregadas ao Damon System, que é a redução pela metade do tempo de uso do aparelho ortodôntico, além de não exigir visitas mensais ao dentista.

Conclusão

Com certeza, se você chegou até aqui, pôde concluir que o uso do aparelho ortodôntico não é meramente estético. Ou seja, inúmeros problemas podem ser evitados ou prevenidos com a colocação de aparelho nos dentes.

No entanto, para que o mesmo cumpra com os seus objetivos, é imprescindível que o tratamento seja indicado e acompanhado por um profissional qualificado. Na HPessoa você encontra os melhores profissionais do mercado, que oferecem não só tratamentos de prevenção de doenças bucais, como inúmeros procedimentos estéticos.