PUBLICAÇÕES

  • Início
  • Publicações
  • Clareamento dental e lente de contato dental: Como esses procedimentos podem te ajudar a ter um sorriso perfeito?

Clareamento dental e lente de contato dental: Como esses procedimentos podem te ajudar a ter um sorriso perfeito?

Sabendo que um belo sorriso tem o poder de abrir portas, grande parte das pessoas têm buscado alternativas como o clareamento dental para deixá-lo ainda mais bonito.

Outra técnica que também tem sido muito utilizada para essa finalidade é a colocação de lente de contato dental.

Por meio desses procedimentos, possíveis imperfeições e falhas nos dentes são corrigidas, deixando o sorriso mais harmonioso.

No entanto, algumas pessoas ainda possuem dúvidas acerca desses tratamentos dentários, como: em que situações é indicado o clareamento dental, quanto tempo é necessário para fazer a troca da lente de contato dental, entre outras.

Com base nisso, elaboramos este artigo, com o objetivo de sanar todas as suas dúvidas.

Confira!

Clareamento dental: o que você precisa saber antes de optar por este procedimento?

Quem é que não deseja ter um sorriso como os que aparecem nos comerciais de creme dental? O clareamento dental pode te ajudar a realizar esse desejo.

O principal objetivo deste procedimento é realizar uma limpeza profunda na estrutura do dente, para deixá-lo mais branquinho.

Isso porque, ao longo do tempo, os dentes adquirem uma coloração amarelada devido aos maus hábitos de higiene bucal, como também a interferência de agentes
externos, como café e tabagismo.

No consultório odontológico o clareamento dental pode ser feito com aplicação de laser ou com moldeiras.

Para o clareamento dental à laser, o dentista irá aplicar um tipo de gel que possui uma concentração bem maior que a versão caseira, que é potencializado ainda com a ação da luz do laser.

Porém, se você preferir clarear os dentes em casa, deve ter paciência e disciplina, pois, o processo dura cerca de 3 semanas.

Além disso, o paciente deve utilizar a moldeira com o gel por um período de tempo longo, por isso é recomendável que fique com o acessório durante a noite.

Assim, antes de decidir-se pelo clareamento dental, é preciso atentar-se para as seguintes questões:

  • O clareamento dental é contra-indicado para as seguintes pessoas: menores de 16 anos, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Pessoas que tenham dentes sensíveis, ou que tiveram seus dentes manchados pelo uso de tetraciclina.
  • Hábitos e alimentos que devem ser evitados: bebidas com alto teor de corantes como café ou aquelas à base de cola e mate, assim como beterraba
    e suco de uva, devem ser evitados.

Como foi dito anteriormente, um dos fatores que levam ao amarelamento dos dentes é o tabagismo.

Por isso, durante o tratamento, não fumar, pois além de amarelar os dentes, a nicotina contribui para o mau hálito.

Enfim, para que os resultados do clareamento dental possam alcançar uma durabilidade entre 2 e 5 anos, é preciso:

  • Realizar uma boa higiene bucal;
  • Ir ao dentista regularmente;
  • Ter atenção com a alimentação, em alguns casos o ideal é fazer uso de canudinhos.

Está pensando em colocar lente de contato dental? Então este post é para você!

Embora o clareamento dental cumpra com eficiência seu objetivo, deixar os dentes do paciente bem mais claros, em alguns casos esse tratamento não é o suficiente.

Por exemplo, pessoas que possuem os dentes separados, com algumas imperfeições ou não sejam proporcionais, colocar lente de contato dental é a melhor opção.

Por mais que a intenção ao se optar pela lente de contato dental seja ter um sorriso perfeito, esse procedimento ainda se depara com a insegurança de um grande número de pessoas.

O principal motivo dessa resistência, é a falta de profissionalismo e bom senso de alguns profissionais, que não respeitam as diferentes anatomias dentárias de cada paciente.

Dessa forma, o sorriso branco e perfeito que muitos desejam, acaba ficando bastante artificial.

Por esse motivo, antes de dar início ao processo de colocação da lente de contato dental, certifique-se quanto à ética profissional, assim como a experiência e boa reputação do dentista escolhido.

Normalmente, o material é confeccionado em resina composta ou cerâmica, que formam as lâminas ultrafinas, já que não ultrapassam 1 mm.

 

Como é o processo para colocação da lente de contato dental?

Para os casos mais simples, normalmente são necessárias 3 sessões para que seja colocada a lente de contato dental, que são divididas da seguinte maneira:

  • 1º Passo: diagnóstico e planejamento;
  • 2º Passo: avaliar a adequação dental, bem como executar a moldagem digital que é feita por meio de scanner intraoral, ou analógica;
  • 3º Passo: é feita a cimentação, adesão e colagem da lente de contato dental.

Em quais casos a lente de contato dental é indicada?

  • Pessoas que tenham diastemas, que são aquelas separações entre os dentes;
  • Para quem deseja corrigir o formato dos dentes;
  • Proporcionar melhor adequação entre a altura e largura dos dentes, principalmente para quem tem os dentes muito pequenos.
  • Dentes muito escuros, que não foi possível melhorar a aparência nem mesmo com o clareamento dental.

Conclusão

Certamente, se você está em busca de melhores oportunidades, assim como elevar sua autoestima, tanto o clareamento dental quanto a lente de contato dental podem te ajudar.

Tendo em vista que o ato de sorrir, para quem está com problemas visíveis nos dentes, seja por estarem com uma coloração escura, com falhas ou demais imperfeições, pode ser um grande constrangimento.

Para evitar esse tipo de situação e voltar a sorrir com gosto, a melhor alternativa é buscar uma boa clínica odontológica que ofereça os procedimentos dentários e estéticos para deixar seu sorriso mais bonito.