PUBLICAÇÕES

Próteses dentárias: saiba mais sobre esse tratamento

O uso de próteses dentárias é indicado na restauração de regiões onde houve perda de elemento dental.

A perda de um ou mais dentes não compromete somente o sorriso, mas também a mastigação e a fala de uma pessoa, afetando a saúde bucal como um todo. 

As principais doenças que causam a perda dos dentes são: gengivite, periodontite e cárie. Além disso, traumas dentários também podem resultar em dano permanente aos dentes.

Portanto, a adesão à prótese dentária é uma alternativa recomendada para restabelecer a parte funcional dos dentes, melhorar a estética bucal e ainda devolver a autoestima do paciente.

Saiba quais são os tipos de próteses dentárias.

PRINCIPAIS TIPOS DE PRÓTESES DENTÁRIAS

Para encontrar a melhor solução para o seu sorriso, é necessário que o especialista, como o dentista ipiranga, busque a opção de tratamento mais adequada entre as diversas disponíveis, sendo algumas delas:

PRÓTESE TOTAL (DENTADURA)

É o tipo mais comum de prótese, popularmente conhecida como dentadura. Ela é aplicada quando há perda total, sendo responsável em reabilitar as funções orais e ainda auxiliar a estética do sorriso.

O aparelho é removível, facilitando a higienização da prótese. Além disso, sua confecção pode ser feita com acrílico ou porcelana.

PRÓTESE FIXA

Utilizada para compensar a ausência de um ou mais dentes, ela é colocada sobre os dentes naturais ou sobre implantes dentários.

Diferente da dentadura, ela não é removível. Os principais tipos de prótese fixa são: coroas dentárias, ponte dentária e próteses totais fixadas por implantes dentários.

COROAS DENTÁRIAS

Indicada para pessoas que tenham sofrido algum tipo de trauma, a coroa dentária é como uma capa que cobre parcial ou inteiramente um dente natural danificado.

Quando a estrutura restante do dente não é suficiente, é necessário o uso de pinos de titânio como forma de fixar a prótese na boca.

Ela melhora a aparência e o formato do dente, além de colaborar na mastigação, entre outras funções orais.

PONTE DENTÁRIA

Assim como as coroas, as pontes são aplicadas quando há ausência de dentes, seja decorrente de uma doença bucal ou de uma fratura.

Elas são feitas de cerâmica ou porcelana e metal. A prótese é cimentada nos dentes adjacentes à ponte, chamados de dentes pilares. Após isso, são colocadas coroas e dentes pônticos (pertencentes à ponte) nos dentes pilares, completando o lugar afetado.

Tal tratamento impede que os outros dentes se movam e alterem a arcada dentária, prejudicando assim, a mastigação. O formato do rosto também se beneficia do tratamento, já que ele se torna mais harmonioso.

PRÓTESES TOTAIS FIXADAS POR IMPLANTES DENTÁRIOS

A sustentação dos dentes nesse caso se faz com o uso de pinos de implantes dentários, que substituem as raízes naturais dos dentes.

Por serem implantes presos ao osso, não há movimentação da prótese dentro da boca, o que transfere mais segurança, conforto e estabilidade ao paciente.

CONCLUSÃO

Você percebeu que para restabelecer os hábitos referentes à saúde bucal, a utilização da prótese dentária pode ser a solução. Além de permitir uma mastigação ideal, melhoria da fonética e dentes mais alinhados, ela também é fundamental para devolver a autoestima de quem sofre com a perda de dentes.

Para compreender qual é a melhor opção para você, é necessário consultar um especialista em uma clínica odontológica ipiranga.

Na HPessoa Odontologia, encontram-se os melhores profissionais para te auxiliar nessa busca por uma melhor qualidade de vida. Possuímos diversos tipos de tratamento para doenças bucais e procedimentos estéticos.