PUBLICAÇÕES

Dente do siso: O que é? Como é feita a extração?

Os dentes do siso são popularmente conhecidos por trazer incômodo, principalmente durante a sua formação, no início da fase adulta.

 Eles são dentes do tipo terceiro molar, sendo os últimos a se formarem em nossas bocas. A formação completa dos dentes do siso ocorre principalmente entre os 15 e 25 anos de idade.

Cada pessoa possui 4 dentes do siso, 2 superiores e 2 inferiores, que nascem de forma aleatória e se localizam no final da arcada dentária de ambos os lados da boca.

Os sisos são herança da pré-história, quando os terceiros molares eram necessários para a mastigação de alimentos mais duros e crus. Entretanto, com o avanço dos hábitos de higiene bucal e as mudanças alimentares, esses dentes foram perdendo uma posição funcional.

Portanto, atualmente, quando um dente do siso nasce sem espaço suficiente para erupcionar, pode ser necessário realizar a sua extração, para assim, evitar outros problemas de saúde bucal.

Leia o texto abaixo com atenção e saiba mais sobre esse tema.

 

Dente do siso: Quando é necessário extrair?

A extração do dente do siso é realizada quando o dente oferece dor ou é prejudicial para a saúde bucal do paciente, sendo necessário o acompanhamento de um especialista, como o dentista ipiranga.

Um dos motivos da extração é quando o dente está preso na gengiva e não consegue sair espontaneamente.

O dente também pode estar nascendo em um ângulo errado, fazendo com que haja pressão sobre os demais dentes na boca.

Quando não há espaço suficiente para que o dente ocupe uma posição na arcada dentária, a extração também pode ser uma opção.

Ou ainda, a presença de cáries, doenças na gengiva, entre outros problemas na saúde bucal, que são fatores a serem considerados para a extração de um dente do siso.

A dor e o desconforto causados pelo dente também são motivos que podem levar um especialista a aconselhar a retirada do sisos.

Por conta do processo de cicatrização ser demorado, muitos médicos fazem a retirada de mais de um dente em uma única vez, caso seja necessário, para que assim, o paciente não sofra com várias extrações seguidas.

 

O processo de extração

Dentistas indicam o uso de antibióticos 8 dias antes da extração, em casos em que há sinais de cárie ou inflamação no siso, na tentativa de prevenir infecções e para que a anestesia local possua efeito.

Após a anestesia, o dentista ipiranga utiliza instrumentos próprios para retirar o siso, afastando o dente dos demais.

Já quando o dente não se encontra exposto, é necessário um corte na gengiva, que dessa forma, se localize o dente e ocorra a remoção.

O local é fechado com pontos e colocada uma compressa estéril para que o sangramento pare.

Os dentes mais fáceis de extrair são aqueles que não se encontram inflamados ou inclusos, tendo uma rápida remoção e recuperação.

Já os inclusos, normalmente são extraídos de forma mais lenta, e por conta do corte na boca, necessitam de um tempo maior de recuperação. 

 

Dente do siso inflamado

Quando o dente possui cárie, é normal a presença de mau hálito, entretanto, quando ocorre uma inflamação é possível perceber outros indicadores.

A sensação de latejamento provocada por uma dor de dente pode ser um dos sinais. Ou também, dores de cabeça e no rosto, principalmente, próximo à mandíbula. Outro sinal é vermelhidão no local onde o dente do siso está nascendo.

Contudo, tais sintomas também aparecem quando o dente está nascendo, mas de forma mais branda e suportável.

Além disso, quando um dente do siso não tem espaço suficiente para sair, ele pode nascer torto ou parar de nascer por um tempo, até voltar um período depois.

 

O que fazer após a extração do siso?

Após a extração, não utilize enxaguante bucal ou faça bochechos, tais ações podem agravar a irritação no local do sangramento.

Mantenha-se em repouso no dia da extração, sem ir ao trabalho ou praticar alguma atividade física.

Apesar da escovação ser uma parte importante na manutenção da saúde bucal, ela só deve ser feita no dia seguinte à remoção do dente do siso, além disso, você deve se atentar a utilizar cerdas moles, para não machucar o local sensível.

Prefira alimentos moles e líquidos, de preferência gelados. Alimentos quentes podem intensificar a dor no local.

Por último, é normal que o rosto fique inchado após a extração, e para isso, o uso de um anti-inflamatório e compressas frias podem te ajudar, sempre com orientação médica.

 

Cicatrização e sinais de alerta

Alimentos ricos em proteína são ótimos aliados no processo de cicatrização, como ovos cozidos, peixe assado e frango desfiado, lembrando que alimentos moles são mais fáceis de consumir durante esse período.

Normalmente, a cicatrização do local demora em torno de 1 semana.

Alguns sinais podem indicar que é necessário retornar ao dentista, como: febre alta, sangramento excessivo, dores intensas que não melhoram e aumento de inchaço no local.

Em todos esses casos, busque o dentista ipiranga para que maiores problemas não afetem a sua saúde bucal.

 

Conclusão

Nesse artigo você viu que o dente do siso pode causar desconforto quando começa a nascer e até mesmo desencadear problemas maiores se não for avaliado por um especialista em uma clínica odontológica ipiranga.

Observe os sintomas, faça visitas periódicas ao dentista e tire suas dúvidas com um profissional capacitado.

E não se esqueça de manter sempre a saúde bucal em dia, com hábitos diários, desde a escovação ao uso do fio dental.