PUBLICAÇÕES

Como combater o medo de dentista?

O medo de dentista é um sentimento comum entre muitas pessoas. Para quem sofre desse problema, uma simples consulta de rotina pode ser motivo de muito estresse, o que faz com que as idas ao especialista sejam evitadas, o que acaba sendo prejudicial para a saúde bucal do paciente.

Lidar com a ansiedade de ir ao dentista, apenas de difícil, é possível para muitos. Contudo, quando o medo se transforma em fobia, passar por um tratamento ou uma simples avaliação se torna algo improvável.

Isso faz com que pessoas que vivem com o medo de ir ao dentista aceitem conviver com doenças bucais, dores e problemas estéticos por muito tempo, mesmo que isso apresente diversos riscos à saúde.

Sendo assim, de que forma é possível combater o medo de dentista? É o que você irá descobrir agora. Continue a leitura do artigo abaixo. Confira!

Quais os principais sintomas de quem tem medo de dentista?

A odontofobia, ou seja, o medo de dentista é capaz de produzir diversos sintomas em que é acometido dessa condição. Alguns dos principais sinais são alterações na respiração e nos batimentos cardíacos. Além disso, a ansiedade odontológica pode provocar tremores, tensão muscular e transpiração.

Enquanto algumas pessoas afirmam ter medo de sentir dor ou desconforto, outras se sentem incomodadas com outros fatores, como o cheiro do consultório, por exemplo. Há casos também de pacientes que acreditam que vão vomitar, engasgar ou passar mal na cadeira de dentista.

Ataques de pânico também podem ocorrer em casos mais graves, o que impede que o profissional dê sequência à avaliação ou tratamento.

Quais as causas da odontofobia?

Não há uma resposta definitiva a respeito da origem do medo de dentista. Entretanto, alguns fatores, normalmente, são apontados como as principais causas. Veja:

Dor

Um dos motivos mais comuns citados por alguém que sofre de odontofobia é o medo de sentir dor durante o atendimento na clínica ou no consultório. Apesar da maioria dos procedimentos atuais não causarem dor, graças ao avanço das técnicas e da tecnologia, muitas pessoas temem ir ao dentista, possivelmente, por conta de uma experiência anterior, que tenha lhe causado dor ou desconforto.

Experiência negativa

Passar por uma experiência negativa no consultório odontológico pode desencadear trauma, seja por conta de atendimento inadequado ou ter presenciado alguma situação desconfortável.

Casos que ocorreram na infância, por exemplo, podem gerar consequências por toda a vida. Sendo assim, experiências ruins com dentista, normalmente, fazem com que o paciente esteja mais ansioso para uma próxima consulta.

Constrangimento

A proximidade física do dentista com o paciente para avaliar a sua saúde bucal pode causar constrangimento em muita gente. Principalmente, quando a pessoa não se sente confortável ou sente vergonha da condição dos dentes.

Isso se torna ainda mais difícil quando a pessoa se sente insegura sentada na cadeira do consultório, já que ela necessita seguir as instruções do profissional para que o procedimento seja feito de maneira correta, o que pode gerar sensação de descontrole e incômodo.

Como tratar o medo de dentista?

Pode parecer estranho, mas uma das formas de eliminar o medo de dentista é comparecer às visitas periódicas. Dessa forma, o paciente vai se acostumando ao processo, o que ajuda a combater o medo. Sem contar que a saúde bucal continua em dia.

Tratamentos alternativos para diminuir a ansiedade e estresse também podem ser úteis, como acupuntura, homeopatia, hipnose, técnicas de relaxamento e meditação. Tais métodos além de auxiliar no equilíbrio físico e emocional, também podem ajudar a superar o medo de dentista.

Outras práticas também podem ser trabalhadas em conjunto, como, por exemplo:

  • Se consultar com um dentista recomendado por conhecidos, o que pode trazer uma sensação de segurança maior;
  • Realizar uma primeira consulta somente para conversa, com o intuito de expressar as inseguranças, deixando o profissional a par da sua situação e preparado para lidar com o seu caso;
  • Planejar com o dentista uma forma de se comunicar durante a consulta, por meio de sinais, por exemplo, para que ele dê uma pausa no tratamento em momentos de desconforto;
  • Caso seja possível, levar fones de ouvido para ouvir música durante a consulta pode ajudar a aliviar a ansiedade;
  • Estabelecer recompensas após cada sessão também é uma ótima opção. Cada vez que finalizar uma consulta, busque realizar uma atividade que goste, seja ir ao cinema ou a um restaurante. Isso irá ajudar a associar a ida ao dentista com algo bom.

Como escolher o dentista ideal?

Para quem tem medo de dentista, escolher o profissional ideal é fundamental para garantir mais segurança e conforto durante a consulta. Faça uma pesquisa na sua região e peça recomendações de amigos e familiares.

Se está em busca de um bom dentista em São Paulo, saiba que a HPessoa Odontologia trabalha com atendimento humanizado, com os melhores e mais modernos tratamentos do mercado. A clínica, localizada no bairro Ipiranga, realiza tratamento de canal, extração de siso, aplicação de lente de contato dental e mais. Entre em contato e agende a sua consulta!